Entrevistada: Nathaly Daquila – Nutricionista Clínica

Profissional da área de saúde responsável pela nutrição, conversamos com a Nathaly Daquila Nutricionista Clínica, para esclarecermos alguns pontos sobre vinho e dieta.

O vinho é benéfico para a saúde?

Sim, o Vinho possui polifenóis que são compostos nutricionais muito importante para nossa saúde, eles trazem bastantes benefícios para saúde se consumido de forma equilibrada.

 Esses compostos trazem benefícios como diminuir o volume do colesterol ruim (LDL) e aumentar o volume de colesterol bom (HDL) circulante no sangue, além disso também auxilia na prevenção de doenças degenerativas e do coração, no envelhecimento precoce. Consumido de forma correta auxiliam também no bom desempenho imunológico ajudando a proteger contra infecção.

Qual é o melhor para a saúde: Tinto, Rosé ou branco?

O melhor vinho podemos dizer que é o Tinto, apesar de todos terem seus benefícios o vinho tinto por conta que durante a sua fabricação as sementes e cascas são mais preservadas, fazendo com que tenha uma maior concentração de polifenóis do que nos outro vinhos.

Posso tomar vinho todos os dias?

O consumo de qualquer alimento ou bebida deve ser feito com moderação, quando falamos de bebidas alcoólicas devemos sempre ter um consumo moderado, pois o álcool em excesso pode trazer malefícios para a saúde.
Mas pode sim ter o consumo diário de vinho, se você não possui nenhuma restrição médica, porém de maneira geral o consumo não deve passar de 150mL.

Como escolher o melhor vinho com teor nutricional? 

Em teor nutricional, os vinhos apresentam em torno de 130kcal a 230 kcal, mas pensando pelo lado de benefícios as escolhas dos vinhos tintos sempre ganhará por conta da sua maior concentração de polifenóis.

Como harmonizar um vinho com um prato, de modo que seja benéfico para saúde?

Quando harmonizamos um vinho precisamos entender um pouco mais do vinho e verificar quais alimentos tem maior compatibilidade, o importante é sempre ter um prato equilibrado, com legumes, verduras, proteína e o carboidrato, tendo assim uma melhor distribuição dos nutrientes e fazendo com que o vinho seja o complemento perfeito.